quinta-feira, 13 de junho de 2013

O NASCIMENTO E A MORTE DE UM GRANDE GUERREIRO

Texto: Jz. 16: 1 a 6 ......15 a 22 .................
Introdução:  Todo o grande  guerreiro é preparado desde criança para um dia enfrentar seus inimigos.  No século passado, quando estudamos as histórias dos grandes impérios (filmes de época), observamos como isso era feito de forma bem planejada.
Depois do governo de Gideão, Israel ficou sem líder e, novamente começou a se corromper, fazer o que era mal aos olhos do Senhor, por conta disso Ele os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos.
Mas Deus tinha feito uma aliança com Abrão de que faria dele uma grande nação, dito a Moisés de que ele daria uma terra que mana leite e mel, disse a Josué que lhes daria a conquista de outras terras,e Ele não é homem para mentir e se arrepender do que fala. Por isso ele levanta outro libertador (guerreiro) para tirar o seu povo das mãos do inimigo.
No capitulo 13 do livro de Juizes , nasce Sansão, gerado de uma mulher estéril sem perspectiva de ter filhos. Mas uma vez Deus entra em ação com seu poder sobrenatural a favor  do seu povo. 
Algumas características de Sansão:
·       Nazireu ( No hebraico:Consagrado, separado, pessoa que fez um voto, uma promessa,  renunciava todo o prazer e deleites carnais, não bebia vinho,  não podia cortar o cabelo, não podia tocar em cadáver algum.
·       Ser consagrado ao Senhor é mais que rejeitar ao pecado ou a carne, é rejeitar tudo que estiver impreguinado pela morte.
·       O cabelo cumprido de nazireu era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava sua submissão e obediência.
O Caminho da Desobediência:
Sansão se tornou um homem muito promíscuo, vivia nos prostibulos com as mulheres do inimigo. Até que seu coração foi totalmente corrompido pelo desejo ao ponto de se apaixonar por uma mulher chamada Dalila.
Dalila representa o desejo da carne, a própria pomba gira, a arma secreta do inimigo.
Diz a palavra que ela o importunava para que ele contasse seu segredo ao ponto dele sentir vontade de morrer.
Nosso inimigo não desiste, ele é insistente, perseverante, até conseguir nos derrubar .
Sansão não resistiu, cedeu aos encantos de Dalila , contou à ela o seu segredo. Quando isso aconteceu, a unção se foi, ele abriu precedentes para o inimigo pega-lo.
A conseqüência dessa entrega foi que o inimigo segou-lhe os olhos e fez dele um instrumento de zombaria (passaram a usa-lo como boi). 
O ministério de Sansão durou menos do que Deus gostaria, pois ele havia dito que ele seria consagrado desde o nascimento até o dia da sua morte.(JZ. 13:7)
Aplicação:
Não podemos subestimar o inimigo, ele se apresenta de várias maneiras diante de nós, devemos estar atentos e vigilantes para não sermos engados, nosso coração deve estar consagrado ao Pai para que o propósito pelo qual fomos chamado se cumpra. Devemos ter cuidado para não sairmos da rota pois no percurso da conquista existem outros caminhos que se entrarmos deles corremos o risco de estar trilhando o destino da morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário